segunda-feira, 25 de agosto de 2008

JERGS


Durante os meses de Julho e Agosto nossa escola participou do JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul)na fase Coordenadoria e no próximo dia 09/09 estaremos participando na fase regional em Santa Rosa. Parabéns para todos os atletas!

DIA DO SOLDADO


O Dia do Soldado é uma data brasileira para homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, cuja celebração se iniciou em 1923.


Este dia é especialmente dedicado para homenager o herói militar brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Esta data é sempre celebrada em 25 de agosto, data do nascimento de Caxias.


Ao longo do
século XX, esta data foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares me sua honra. Atualmente a data escolhida para homenagear as forças armadas brasileiras é o dia 7 de setembro, quando é comemorado a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a proclamação da república. Em ambos os eventos, podem ocorrer paradas militares.

domingo, 24 de agosto de 2008

DIA DA INFÂNCIA


Tem dias que todo mundo quer ser criança. Brincar, pular, correr, se divertir sem ter hora para acabar, sem se preocupar com o amanhã, afinal o que importa é ser feliz. Mas ser criança também é ter direitos e deveres, é poder desfrutar de uma infância saudável, um lar, uma família, uma educação de qualidade e ainda poder sonhar com um futuro melhor.
Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, em 1989, a Convenção sobre os Direitos da Criança que serviu de base para a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, no Brasil. O ECA é a legitimação da maturidade social, que trouxe para a população a importância de se respeitar e garantir o pleno desenvolvimento infanto-juvenil. E para atestar a importância dessa parcela significativa da sociedade, as crianças, comemora-se nessa sexta-feira, 24, o Dia da Infância.
As crianças no mundo
De acordo com o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), publicado em 2005, o dia 24 de agosto é dia de reflexão sobre as condições de vida das crianças de em todo mundo. Milhares de crianças perdem suas vidas anualmente por causa da miséria, dos conflitos armados, das doenças, do abuso e da exploração sexual, muitas delas nem ao menos sabem que têm direito a alguma coisa.
Hoje, em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento a população infanto-juvenil pode chegar a quase metade da população total. Fato que merece a atenção da sociedade, dada a grandeza dos números.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

22/08- Dia do Supervisor Escolar


Parabéns a Equipe Pedagógica de Nossa Escola: Dione, Tatiana, Giovane e Andréa.
E para homenageá-las nossos alunos cantaram, fizeram cartões e cartazes.

DIA DO FOLCLORE


Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Para que serve?
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
Qual a origem da palavra "folclore"?
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".

domingo, 10 de agosto de 2008

DIA DOS PAIS




O Dia do Pai tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu Moldou esculpiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Nossa Homengam aos pais de nossa escola foi com o tradicional Café Colonial no dia 16/08/08 com apresentações, ginástica e gincana para os pais.

sábado, 9 de agosto de 2008

A GRAVIDEZ DE UM PAI


A gravidez de um pai não se dá nas entranhas, mas fora delas.
Ela se dá primeiro no coração, onde o sentimento de paternidade é gerado.
Um desejo de ser e de se ver prolongado em outra vida, que seja parte de si mesmo,mas com vida própria.
Imagino que deve ser frustrante a princípio.
Durante toda a espera, um pai é um pai sem experimentar o gosto de ser, sem os incovenientes de uma gravidez, mas também sem as lindas emoções que tanto mexem com a gente.
E quando ele sente pela primeira vez a vida que ajudou a gerar, tudo toma outra forma.
Ele sente um chute e se diz já que este será um grande jogador de futebol.
E muitas vezes se surpreende e se maravilha quando vê uma princesinha que sabe chutar tão bem.
Mas tanto faz.
Está ali um sonho que se torna palpável.
E um parto de um pai se dá quando ele pega pela primeira vez sua criança nos braços, quando ele se vê em características naquele serzinho tão miudinho que nem se dá conta ainda que veio ao mundo e que se tornou o mundo de alguém.
E os sentimentos e emoções se atropelam dentro dele.
E ele sente que, à partir desse instante, a vida nunca mais será a mesma.
E ele precisa olhar dez, cem, mil vezes para acreditar que tudo não passa de um sonho.
E geralmente há um enorme sentimento de orgulho que toma posse dele.
Assim se forma um pai.
Pronto para ensinar tudo o que aprendeu da vida, um dia ele descobre que não sabe realmente muito, que na verdade aprende a cada instante.
Diante da sua criança ele se torna um adulto vulnerável e acessível.
E vai gerando, pouquinho a pouquinho, dentro de si mesmo, a arte de se tornar um pai.
Feliz dia dos Pais!
(Autora: Letícia Thompson)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

DIA NACIONAL DA SAÚDE


Dia 05 de Agosto é o Dia Nacional da Saúde, mas não é somente neste dia que se deve cuidar dela.


A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia-a-dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação a base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal; horas de lazer.


Todavia, o ambiente em que vivemos deve oferecer esse tipo de qualidade de vida. Dentre algumas características do ambiente o saneamento básico, a coleta de lixo e depósito em aterros sanitários adequados, ar puro, água própria para consumo humano, áreas verdes, alimentos saudáveis, combate às doenças, dentre outras.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

DATAS COMEMORATIVAS

Agosto




01 · Dia Nacional do Selo

03 · Dia do Tintureiro

05 · Dia Nacional da Saúde

08 · Dia do Pároco

10 . Dia dos Pais

11 · Dia da Televisão

11 · Dia do Advogado

11 · Dia do Estudante

11 · Dia do Garçom

11 . Dia Internacional da Logosofia

12 · Dia Nacional da Artes

13 · Dia do Economista

15 · Assunção de Nossa Senhora

15 · Dia da Informática

15 · Dia dos Solteiros

16 . Dia do Filósofo

19 · Dia do Artista de Teatro
19 · Dia Mundial da Fotografia


20 . Dia dos Maçons

22 · Dia do Folclore

23 · Dia da Injustiça

24 · Dia da Infância

24 · Dia dos Artistas

24 · Dia de São Bartolomeu

25 · Dia do Feirante

25 · Dia do Soldado

27 · Dia do Corretor de Imóveis

27 · Dia do Psicólogo

28 · Dia da Avicultura

28 · Dia dos Bancários

29 · Dia Nacional do Combate do Fumo

31º · Dia da Nutricionista


Hoje, 1° de agosto, é comemorado o Dia do Selo Brasileiro.

O primeiro selo foi o selo negro de um penny (one penny black), surgido na Inglaterra em 6 de Maio de 1840. A ideia foi de Sir Rowland Hill, membro do Parlamento do Reino Unido, para que fosse o remetente a pagar a tarifa, pois antes da criação do selo, o destinatário é que a pagava, criando um enorme número de devoluções.

O Brasil foi o segundo país* a emitir um selo postal, depois da Inglaterra. No dia 1 de Agosto de 1843, o Império lançou os primeiros selos brasileiros, a série chamada Olho-de-boi, com os valores de trinta, sessenta e noventa Réis.
Após, seguiram-se os selos conhecidos como "Inclinados" (1844), Olhos-de-cabra (1850) e os Olhos-de-gato (1854).
Quanto aos selos comemorativos, os primeiros foram emitidos em 1900, em comemoração ao 4º Centenário do Descobrimento do Brasil e em 1906 foram feitas emissões comemorativas com repercussão no exterior, celebrando o 3º Congresso Pan-Americano. Em 1903, o pintor
Eliseu Visconti participa de três concursos de selos postais e cartas-bilhete, organizados pela Casa da Moeda, num total de dezesseis projetos. Declarado vencedor dos três concursos em janeiro de 1904, os projetos de selos postais de Visconti jamais seriam executados, supõe-se que por falta de recursos. No entanto, a aceitação que tiveram por parte da imprensa especializada, inclusive na Europa e na América, foi comprovada pelo número de vezes que foram publicados, inclusive na revista francesa L’Illustration que reproduziu todos os projetos de Visconti. Tendo sempre a mulher como principal protagonista, Visconti representou os fatos mais significativos da história do Brasil e homenageou ainda as artes, o comércio, a indústria, a correspondência, a energia elétrica e a aeronáutica.
Em 1920, foi criado o serviço aéreo, que teve selos exclusivos no período de 1927 a 1934.
Em 1938, em comemoração à 1ª Exposição Filatélica Internacional - BRAPEX, no Rio de Janeiro, foi lançado o primeiro bloco comemorativo.
A grande maioria dos selos comemorativos brasileiros tinha impressão em uma só cor, até 1968, com as mesmas técnicas e deficiências dos selos ordinários. A partir daí, surgiram melhorias significativas no processo de impressão, principalmente no que se referia ao tipo de papel, às técnicas utilizadas e aos mecanismos de segurança contra falsificações.
Com o surgimento da
ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em 1969, artistas plásticos e desenhistas promissores foram contratados para melhorar a qualidade das nossas emissões comemorativas e a Casa da Moeda (inicialmente os selos eram emitidos pelo American Bank Note - NY) foi reequipada para garantir uma impressão compatível com o novo padrão, além de providências para incrementar a Filatelia no país.
Com a modernização, em sua concepção artística, os selos brasileiros tornaram-se mais atraentes e competitivos, obtendo importantes prêmios internacionais. Entre as emissões premiadas o bloco "São Gabriel Padroeiro dos Correios" (1973), o selo "Imprensa - Bicentenário de Hipólito da Costa" (1974), o selo "Dia Nacional de Ação de Graças" (1976), a série "Folguedos e Bailados Populares" (1981) e o bloco "Literatura de Cordel - Lubrapex 86" (1986).