LINHA DE PESQUISA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DAS MISSÕES
MEIO AMBIENTE E ÁREAS DE
PRODUÇÃO
OBJETIVO GERAL
Levar o aluno a compreender a evolução histórica, econômica, social e ambiental do município,
propondo alternativas de melhoramento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Diagnosticar a real situação
das agroindústrias no município.
- Compreender os processos de
funcionamento das agroindústrias.
- Compreender a interferência do
homem no meio ambiente, a partir das agroindústrias.
- Pesquisar e analisar os principais
agrotóxicos, fertilizantes e medicamentos utilizados.
- Pesquisar custos de produção
(água, energia elétrica, etc.).
- Construir e analisar um mapa do
município, localizando as agroindústrias.
- Compreender os aspectos físicos
(relevo, clima, vegetação).
- Analisar a situação ambiental
(questão da água, do esgoto, etc.) no espaço em estudo.
- Calcular a produção e rendimento em períodos determinados.
- Calcular a produção e rendimento em períodos determinados.
Justificativa
O trabalho a ser proposto aos alunos visa adequar os mesmos a nova proposta de Ensino Médio Politécnico apresentada pela SEC do Estado do Rio Grande do Sul para implementação neste ano de 2012.
O novo Regimento que rege os primeiros anos do Ensino Médio sugere temas além de abrir espaço para que se trabalhe com linhas de pesquisa. Apresentamos a problemática à comunidade escolar e foi definida a linha de pesquisa que apresentada como título deste projeto. Há interesse em conhecer a fundo as linhas de produção, os meios de sustento da população, as principais fontes de renda, as dificuldades encontradas, e além de tudo isso uma análise do que podemos chamar de êxodo da população jovem para as cidades em busca de melhores condições de vida.
O projeto visa oferecer aos alunos experiências reais que estão dando certo, bem como mostrar o lado amargo dos investimentos que não deram certoA de mostrar aos alunos uma realidade, os mesmos serão incentivados a buscar alternativas para a resolução dos problemas que se apresentarem.
Além de diversos tipos de conhecimento quanto a realidade social e ambiental, os alunos terão ainda a oportunidade de conhecer formas e técnicas de relatarem as aulas e as experiências vividas. A área de linguagens irá desenvolver a parte técnica quanto ao relatório, no que tange a redação e a apresentação.
Todos sentimos a crescente necessidade de equilíbrio entre o homem e a natureza, para a sobrevivência do planeta. A grande preocupação com a degradação, com o uso indiscriminado de agrotóxicos, de antibióticos e o grande desperdício de água tem sido objeto de estudos de grande parte da comunidade científica.
Alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico
Nenhum comentário:
Postar um comentário