Ensino Médio Politécnico


LINHA DE PESQUISA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DAS MISSÕES
 MEIO AMBIENTE E ÁREAS DE PRODUÇÃO

OBJETIVO GERAL

Levar o aluno a compreender  a evolução histórica,  econômica, social e ambiental do município, propondo alternativas de melhoramento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Diagnosticar a real situação das agroindústrias no município.
- Compreender os processos de funcionamento das agroindústrias.
- Compreender a interferência do homem no meio ambiente, a partir das agroindústrias.
- Pesquisar e analisar os principais agrotóxicos, fertilizantes e medicamentos utilizados.
- Pesquisar custos de produção (água, energia elétrica, etc.).
- Construir e analisar um mapa do município, localizando as agroindústrias.
- Compreender os aspectos físicos (relevo, clima, vegetação).
- Analisar a situação ambiental (questão da água, do esgoto, etc.) no espaço em estudo.
- Calcular a produção e rendimento em períodos determinados.


                                            Justificativa

    O trabalho a ser proposto aos alunos visa adequar os mesmos a nova proposta de Ensino Médio Politécnico apresentada pela SEC do Estado do Rio Grande do Sul para implementação neste ano de 2012.

    O novo Regimento que rege os primeiros anos do Ensino Médio sugere temas além de abrir espaço para que se trabalhe com linhas de pesquisa. Apresentamos a problemática à comunidade escolar e foi definida a linha de pesquisa que apresentada como título deste projeto. Há interesse em conhecer a fundo as linhas de produção, os meios de sustento da população, as principais fontes de renda, as dificuldades encontradas, e além de tudo isso uma análise do que podemos chamar de êxodo da população jovem para as cidades em busca de melhores condições de vida.

   O projeto visa oferecer aos alunos experiências reais que estão dando certo, bem como mostrar o lado amargo dos investimentos que não deram certoA de mostrar aos alunos uma realidade, os mesmos serão incentivados a buscar alternativas para a resolução dos problemas que se apresentarem.

    Além de  diversos tipos de conhecimento quanto a realidade social e ambiental, os alunos terão  ainda a oportunidade de conhecer formas e técnicas de relatarem as aulas e as experiências vividas. A área de linguagens irá desenvolver a parte técnica quanto ao relatório, no que tange a redação e a apresentação.

   Todos sentimos a crescente necessidade de equilíbrio entre o homem e a natureza, para a sobrevivência do planeta. A grande preocupação com a degradação, com o uso indiscriminado de agrotóxicos, de antibióticos e o grande desperdício de água tem sido objeto de estudos de grande parte da comunidade científica.


Alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico
 












Nenhum comentário: